No dia a dia, todos queremos saber como evitar gastos desnecessários. Fazer um pouco de economia de vez em quando não faz mal a ninguém. E agora, nesse momento de pandemia, saber segurar um pouco o orçamento pode ajudar a evitar crises futuras. O que acontece é que muitas pessoas não sabem exatamente como e nem por onde começar a gerar um pouco de economia dos seus ganhos.
Uma coisa é fato: um dos vilões que atrapalham as finanças pessoais dos brasileiros são aqueles gastos que a gente demora um pouco a perceber que não são tão necessários quanto podiam parecer a princípio.

A Associação Brasileira de Educadores Financeiros fez um levantamento que aponta que 25% dos gastos mensais de todas as pessoas, que moram sozinhas ou em família, podem ser considerados supérfluos ou desnecessários. Esse dado já pode indicar que o caminho para começar a salvar as finanças pode estar bem diante dos nossos olhos.
Pois bem, se você veio até aqui à procura de uma luz no fim do túnel, querendo descobrir um jeito para conseguir chegar no fim do mês com um dinheirinho sobrando, veio ao lugar certo!
Como evitar gastos desnecessários: 5 dicas eficientes
O blog Acordo Dez separou algumas dicas que vão te ajudar a identificar gastos desnecessários e começar a fazer o seu salário render mais.

1) Tomar nota de todas as despesas do mês
Se o que queremos é cortar gastos desnecessários, antes de tudo é preciso reconhecer esses gastos. Seja em uma planilha feita em um computador, à mão com papel e caneta ou até mesmo usando um aplicativo de celular, o importante é tomar nota de todos os gastos e despesas mensais, mesmo os que pareçam mais insignificantes. Você ficará surpreso ao ver como os pequenos gastos somados podem fazer diferença no saldo final. Uma vez que se tem ciência de tudo o que vem gastando, fica mais fácil definir o que vai ser cortado ou talvez reduzido e, com isso, economizar.

2) Analisar seu orçamento
De nada adianta ter nota de todas as despesas se elas não forem confrontadas com o seu orçamento disponível. Se as contas estão superando os ganhos, infelizmente preciso dizer que algo de errado não está certo! Será preciso o quanto antes fazer os ajustes necessários para equilibrar ganhos e despesas. Do contrário as contas vão começar a acumular e poderão sair do controle.

3) Fazer uma lista de compras
Uma boa lista de compras vai permitir fazer uma análise e entender se esse ou aquele item é realmente necessário naquele momento. Uma vez que se está procurando economizar, para tudo que se planeja comprar é bom que se pense duas vezes.
Talvez aquela peça de roupa que de repente surge numa promoção “imperdível” (quem nem sempre é tão imperdível assim) possa ser comprada em outro momento. Fuja das compras por impulso! Por mais tentador que possa ser, é preciso apertar um pouco os freios e identificar o que é mesmo necessário. Ou isso poderá causar mais um mês fechado no vermelho.
Uma ótima dica extra é utilizar o aplicativo Google Keep. Este app simples é poderoso, simples, integrado ao celular e todos os computadores e sistemas operacionais e sincronizado na nuvem, uma verdadeira mão na roda.

4) Controlar o uso do Cartão de Crédito
O cartão de crédito está entre os principais vilões das finanças pessoais. Além de facilitadores, são também incentivadores do consumo. As compras parceladas, se praticadas sem a devida atenção, podem fazer o consumidor se ver afundado nas altas taxas de juros e perder de vista o fim do pagamento do bem adquirido. Fique atento à fatura do seu cartão e tenha cuidado com pagamentos abaixo do valor total, isso pode representar um caminho sem volta.
Se você tem o hábito de usar o cartão pra tudo, talvez seja hora de começar a repensar a forma de comprar. O uso em demasia do dinheiro de plástico pode atrapalhar a nossa compreensão acerca do valor do dinheiro vivo, causando um Deus nos acuda no nosso orçamento. Quero dizer que pode parece mais fácil pagar 50 reais no cartão do que tirar uma nota do bolso.
Adequar o uso do cartão é uma ótima maneira de como evitar gastos desnecessários.

O que dá para cortar ou reduzir do orçamento?
Vale a pena dar uma olhada na lista das despesas fixas e identificar o que pode ser dispensado. Vamos listar agora alguns tópicos que podem ser repensados do seu orçamento, podendo eles serem cortados ou só reduzidos mesmo. Não subestime as pequenas reduções. Uma reduçãozinha aqui e ali pode fazer você fechar o mês no azul!
Então vamos lá:
- Planos de celular
Há planos de celular que vão aumentando sem que se perceba e quando damos conta, já estamos pagando mais por um plano que oferece mais do que de fato precisamos. Pode ser uma boa hora para procurar por planos mais econômicos que não deixarão de suprir a sua necessidade.
- TV a cabo
O número de usuários de TV a cabo tem reduzido bastante como a evolução da internet. Há diversas opções de entretenimento online que saem mais em conta do que planos de TV a cabo. Você não precisa ficar sem seus filmes e séries favoritos. Uma opção pode ser dividir um plano de streaming com um amigo ou familiar, gerando economia para dois!
- Refeição fora de casa
O excesso de lanches e refeições fora de casa pode custar caro no fim do mês. Sabemos que fazer comida em casa é mais barato.
Isso não quer dizer que você não pode se dar ao luxo de jantar fora de fez em quando (ninguém é ferro, não é?), mas estipule um valor por mês para se permitir dar essa fugida do cardápio caseiro, assim terá a ciência do quanto poderá gastar com isso, sem atrapalhar o orçamento do mês.

Conclusão
Afinal, Como evitar gastos desnecessários? Não existe uma resposta simples e nem receita do bolo, afinal, cada um faz o seu caminho e tem suas características de consumo.
É plenamente realizável resgatar as finanças pessoais e gerar economia através de uma precisa e inteligente análise dos gastos dispensáveis. Com pequenos cortes e reduções é possível obter uma economia significativa ao fim do mês, e reestruturar o orçamento a curto, médio e longo prazo. Pequenas mudanças que fazem grande diferença!
E se você caiu de paraquedas neste blog, pode ser porque já se encontra numa situação financeira desfavorável e precisa renegociar as suas dívidas, conte sempre com a equipe Acordo Dez!
Na Acordo Dez temos um time de especialistas em negociação. Nossa plataforma online permite negociações ágeis e sem burocracia.
Saia do vermelho e venha para o azul, faça um Acordo Dez.
Produzido por: Zeppelin Comunicação – 2020