Ainda nem nos despedimos direito do ano velho e o novo ano já começa trazendo preocupação para muita gente, sendo assim o blog listou 8 dicas para organizar as dívidas de final de ano.
Nessa época do ano, muitos gastos rotineiros começam a aparecer: impostos, material escolar, matrículas, licenciamento, viagens de férias, entre outras despesas. Se não prestar atenção, já no início do ano se começa a perder a linha das contas. É importante frear um pouco a empolgação desse período festivo para não perder a mão. Um descuido agora e ano que vem estará destinado a correr para consertar as coisas.
A chegada do final do ano é um momento importante para reorganizar as contas, e uma boa oportunidade para planejar melhor os doze meses seguintes sem as dívidas atuais e com o orçamento equilibrado.
Vamos às dicas para começar 2021 no Azul!

1. Utilize o 13º para auxiliar nas contas
Quando chega o fim do ano, todo mundo já começa logo a fazer planos com o 13º salário. Atenção! Sem o planejamento adequado, essa grana extra pode acabar antes do que se espera. Se você tiver algumas contas acumuladas, essa pode ser uma boa fonte para quitar as contas de mais urgência.
Para quem está um pouco mais tranquilo, uma parte do pagamento também pode ajudar nas compras de natal ou mesmo nas despesas do mês seguinte. É uma maneira de não começar o ano já com muitas parcelas no cartão de crédito. A outra metade do salário pode ser guardada ou mesmo usada em alguma aplicação. O importante é o planejamento.
Muito cuidado com essa história de ‘dinheiro na mão é vendaval’.

2. Faça uma boa distribuição do dinheiro
Receber um salário a mais no fim de ano pode fazer parecer que está chovendo dinheiro. Principalmente se vier junto das férias. É então aí que mora o perigo. Uma boa maneira de fugir desse ímpeto de sair por aí gastando, é fazer uma lista dos gastos imediatos, que costumam ser as primeiras despesas do ano. É o caso de alguns impostos, matrícula, material escolar, por exemplo.
Separar esses gastos e planejar o destino desse salário extra vai fazer toda a diferença nas finanças de todo o ano que vem pela frente.
_______________________________
Veja também: Ferramentas de planejamento e controle que ajudam você a quitar dívidas
_______________________________

3. Pague à vista o que for possível
Para aqueles que adoram beliscar um desconto no pagamento de boleto, uma boa ideia pode ser fazer o pagamento à vista desses boletos que oferecem um desconto na pagamento único. O IPVA, por exemplo, tem menor valor se o motorista escolher pagar de uma só vez. Essa decisão deve ser tomada de acordo que não atrapalhe todo o restante do orçamento.

4. Se for preciso, corte gastos
Se nesta época do ano você já está com dificuldade de fechar as contas, algumas medidas mais drásticas poderão ser tomadas. Pense bem no que você pode, ainda que de forma temporária, abrir mão. Pode ser um ou dois meses de alguma assinatura de streaming ou plano celular, por exemplo. Pelo menos para gerar um alívio imediato.
Nessa época do ano também são muito comuns as brincadeiras de amigo secreto, algumas com custo até bastante elevado. Se você estiver mesmo precisando economizar um pouco, talvez deva escolher somente um ou outro para participar. Algumas pessoas podem te criticar um pouco, mas paciência, né?!
Você não também não tem que sair cortando tudo de que gosta, mas, fazer uma limpa no orçamento já vai ajudar bastante. Como tudo na vida, equilíbrio é sempre fundamental!
_______________________________
Veja também: Como evitar gastos desnecessários e dar um up nas finanças
_______________________________

5. Se for necessário, adie os presentes
A grande procura por presentes nas vésperas de Natal pode fazer você gastar um pouquinho a mais na hora das compras. Uma maneira de driblar os preços altos pode ser esperar um pouco e comprar nas liquidações de início de ano. Talvez isso possa até ser combinado entre todos para que troquem presentes na mesma época. Isso não é muito comum de se fazer, mas em prol de ficar no azul, vale tudo, não é, não?

6. Prefira as refeições caseiras nas comemorações de fim de ano
Escolher fazer uma comemoração de fim de ano em restaurantes e bares pode fazer seu orçamento chegar nas alturas. Principalmente nessa época com o preço dos alimentos tão elevados. Talvez seja melhor substituir por uma comemoração em casa, onde todos participem, com certeza vai gastar muito menos, e sem acréscimo de 10% na despesa de serviço.

7. Crédito rotativo: prevenir ou remediar?
Pagar a fatura mínima do cartão de crédito não é uma ideia em nenhuma época do ano. Viver no cheque especial também não é muito recomendável, em longo prazo pode se tornar um grande problema. Esses dois podem dar uma falsa sensação de tranquilidade a princípio, mas, no fim das contas, são só mais dívidas. A dica é usar o crédito rotativo somente se não tiver outro jeito. Tomar os devidos cuidados com excessos é a melhor forma de prevenir esse problema. Definitivamente o crédito rotativo não parece ser um bom remédio.

8. Escolha a melhor data para viajar
Pacotes de viagem para épocas de Natal e réveillon podem ser uma fortuna. Os chamados pacotes de alta temporada podem ser grandes vilões do orçamento pessoal. Se o seu planejamento não te permite viajar agora, o melhor seria substituir a viagem desta época para outro período com menos procura. Se o único período disponível for este, a dica é planejar com maior antecedência. Mesmo que em alta temporada, planejar com antecedência fará muita diferença no orçamento final.

Conclusão – Dicas para organizar as dívidas
Esta época do ano é ideal para começar a colocar ordem na casa. É o momento certo para traçar todo o planejamento para 2021. Agora que você já tem uma visão aberta dos gastos que estão por vir, é só manter o orçamento em ordem para que tudo saia conforme o planejado.
Se você tem dificuldade em como organizar as contas do mês, essa é a oportunidade ideal de mudar isso. Não dá para ter ano novo e vida nova sem fazer por onde, não é mesmo? Vamos à luta com confiança de que um ano melhor está por vir!
_______________________________________________________________
Na hora de negociar suas dívidas, conte sempre com a equipe Acordo Dez.
Na Acordo Dez temos um time de especialistas em negociação. Nossa plataforma online permite negociações ágeis e sem burocracia. Com apenas alguns cliques você informa seu CPF e as melhores opções de acordo são oferecidas em minutos. Saia do vermelho e venha para o azul, faça um Acordo Dez.
Saia do vermelho e venha para o azul, faça um Acordo Dez.
Por: Jaqueline Rosa • Zeppelin Comunicação • 2020
Tags: Educação financeira, saúde financeira, fim de ano, planejamento