6 dicas para melhorar as finanças pessoais

6 dicas para melhorar as finanças pessoais

Confira as 6 dicas para melhorar as finanças pessoais e mudar sua saúde financeira.

Com planejamento e esforço você pode deixar as dívidas no passado.

Quem nunca se complicou com as contas mensais e fechou o mês no vermelho, atire a primeira pedra!

Momento Financeiro

Se de alguma maneira você chegou ao conteúdo desta página, provavelmente faz parte das milhões de pessoas que vez ou outra já passaram por um mau momento na vida financeira e por isso anda a procura de fontes para entender um pouco mais sobre como ter um melhor planejamento financeiro.

Pois, bem, se você se identifica com esse perfil e chegou até aqui, vale a pena continuar a leitura e tirar proveito deste material que tem como objetivo abrir a sua mente para novos conceitos de organização financeira. 

6 dicas para melhorar as finanças pessoais

Como definir uma boa educação financeira?

Quando se fala em educação financeira, não se fala somente sobre ter dinheiro para pagar as contas ao fim do mês, se fala sobre poder alcançar os objetivos e planos traçados, fazendo com que todo o trabalho que se teve ao longo do mês seja devidamente valorizado.

Em outras palavras, cada centavo que ganhamos com o esforço do trabalho merece ser bem empregado e bem cuidado. Ter uma boa educação financeira não implica em simplesmente guardar dinheiro em um cofre ou algum banco e deixá-lo lá parado.

Não me entenda mal! Poupar dinheiro é mesmo um ótimo hábito. Se você já o faz, por favor, continue. A questão é que, mais do que guardar o dinheiro, é preciso desenvolver uma mente saudável e bem entendida acerca das decisões que se deve tomar em relação às finanças pessoais.

Ter uma boa maneira de ganhar, poupar e por fim investir os seus ganhos é o melhor jeito de colocar em prática o aprendizado de uma boa educação financeira, que vai garantir tranquilidade futura.

Por que é tão importante se educar financeiramente?

Para muitas pessoas, falar de dinheiro é um assunto complicado. Não há quem nunca tenha reclamado da falta dele. Por essa razão, parece que sempre que o tema da conversa tem a ver com questões financeiras, inevitavelmente se está falando sobre problemas.

Infelizmente a realidade brasileira está um pouco longe do ideal de uma mentalidade bem compreendida no campo financeiro. Mas nunca é tarde para começar a se reeducar no meio das finanças pessoais. Portanto, se você chegou a este ponto da leitura, continue em frente!

Confira as 6 dicas para começar a ter novos hábitos e dar um up nas finanças pessoais.

6 dicas para melhorar as finanças pessoais

1. Ler artigos sobre finanças

Há ótimos conteúdos sobre bons hábitos de vida financeira pela web. Não deixe esse assunto seja uma tabu. Busque por conversas saudáveis e produtivas, com as pessoas à sua volta. Ao trocar ideias você adquire conhecimento e também compartilha o seu. Lembre-se: conhecimento nunca é demais! 

2. Ganhe, poupe e aplique

Se você não teve o bilhete premiado no último sorteio da loteria, está na hora de encontrar um outro jeito de fazer um dinheiro. Uma vez que se tem dimensão do valor de um mês inteiro de trabalho, é hora de pensar em como investir os seus ganhos.

Antes de se complicar gastando mais do que tem e se enrolando com empréstimos a juros altíssimos, comece a planejar melhor seus gastos para não receber ao fim do mês uma fatura que supere a sua folha de pagamento.

Faça uma planilha simples com os gastos e despesas mensais. Dessa maneira você já começara a ter controle e ciência de como vai distribuir o seu salário.

Neste ponto é possível identificar um gasto ou despesa que não era tão necessário quando parecia, acredite: sempre tem alguma coisa que a gente jura que precisa muito e que de repente percebe que não precisa tanto assim.

Encontrar estes ‘vilões’ pode gerar uma economia que, mesmo que pequena a princípio, vai pode fazer muita diferença a longo prazo.

É daí que se pode conseguir recursos para iniciar em uma plataforma de investimentos, o que vai garantir uma segurança financeira futura.

Procure o seu banco ou um corretor de investimentos para traçar o seu perfil de investidor. A partir daí todo o esforço do trabalho começará a render os frutos que se espera para ir de encontro ao cumprimento dos seu objetivos.

3. Defina metas

Metas são importantes para qualquer plano que se faça na vida.

Traçar metas vai te manter motivado a cumpri-las e não desistir pelo caminho. E compreender que para chegar ao objetivo final serão necessários esforço e dedicação. Faça metas diárias, semanais, mensais… Tudo com foco no objetivo maior.

4. Procure manter-se motivado

Uma pessoa motivada vai longe. A verdade é que sem uma boa motivação é difícil colocar os planos em prática. Procure motivação diária. Seja em uma frase, livro, música ou filme. É isso que vai dar ânimo para concluir seus projetos.

5. Estabeleça objetivos a curto, médio e longo prazo

Traçar um objetivo para hoje, na próxima semana ou para daqui um ano é parte do processo, e vai te manter animado para seguir no plano. Há objetivos maiores, em longo prazo, que dependem de ações menores que fazemos em um curto prazo. O sucesso que será alcançado daqui a um ano depende de pequenas ações que se realizam hoje. É importante ter isso em mente para não perder o foco.

6. Esteja preparado para eventuais imprevistos

Por maior que seja o comprometimento pessoal com planejamento financeiro, ninguém está livre de falhas e imprevistos.

Quando eles vierem (e certamente virão) é preciso estar preparado para lidar com isso. É importante compreender essas dificuldades também fazem parte do processo. Pode ser necessário fazer um pequeno ajuste do plano. Faça  o reparo necessário e siga em frente!

Conclusão

Não existe mágica quando se fala de finanças. Tudo gira em torno de bons hábitos e decisões bem tomadas para cada situação.

As 6 dicas para melhorar as finanças pessoais ajudam você a preparar a jornada rumo às contas equilibradas.

Comece aos poucos a colocar em prática este e os demais conteúdos deste blog, e certamente, com esforço e dedicação, sua vida financeira começará a mudar.  

Estas foram as dicas de hoje para começar a se reeducar financeiramente. Fica a sugestão do último post deste blog para complementar este conteúdo. 5 dicas de investimento para fazer seu dinheiro render mais


Na Acordo Dez garantimos sempre a melhor negociação, de maneira rápida, sem burocracia e com total segurança.  

imagem em preto e branco com homem de óculos sorrindo apertando mão, texto contulte seu cpf, acesso gratuito para quitar dívidas


Ao negociar suas dívidas, conte sempre com a equipe Acordo Dez

Acordo Dez tem um time de especialistas em negociação. Nossa plataforma online permite negociações ágeis e sem burocracia. Com apenas alguns cliques você informa seu CPF e as melhores opções de acordo são oferecidas em minutos.

Saia do vermelho e venha para o azul, faça um Acordo Dez.

Deixe uma resposta