4 sinais de que você está gastando demais

4 sinais de que você está gastando demais

Você já parou por um momento para pensar se você gastando demais ou consumindo mais do que deve? 

Comprar uma roupa, um relógio e outras coisas é muito bom, nos deixa satisfeitos e realizados. Mas, após o período de Black Friday, vale fazer uma análise e reflexão sobre a necessidade de adquirir algo novo num determinado momento e o perigo de acabar comprometendo o fechamento do mês.

Então, se você já começou a coçar a cabeça e até foge quando o assunto é dinheiro, pode ser um indicativo de que já está ultrapassando o limite dos gastos. Para detectar isto de vez, o blog Acordo Dez traz hoje alguns sinais que podem ajudar a identificar que você realmente está gastando além da conta.

Vamos a eles!

gastando demais trabalhando

1) Você está trabalhando apenas para pagar as contas

Se você acompanha o blog há algum tempo, já deve ter lido mais de uma vez sobre a importância de guardar um pouco do dinheiro que se ganha. Economizar ao menos uma pequena quantidade é um ótimo hábito e deve sempre entrar na distribuição do ordenado. 

Se você está trabalhando somente para pagar as contas é hora de ligar o alerta. Ao não conseguir guardar uma parte do que ganha, aquele sonho de ter um carro, uma casa ou negócio vai ficando cada vez mais distante, e não queremos viver só para trabalhar, não é mesmo? Ter economias é a melhor maneira de colher os frutos do trabalho e fazer com que todo o esforço valha a pena.

Para muitas pessoas, guardar dinheiro é uma missão impossível. Pensar que não é possível economizar, pois você ‘não ganha dinheiro suficiente’ é um pensamento bastante nocivo para o ambiente financeiro. É mais provável que já esteja gastando além da conta. Muitas vezes ocorre de comprar um produto e quando chega em casa percebe que já havia comprado e que sequer havia sido aberto. Sinal evidente de que está havendo um descontrole. Um gasto que poderia ter sido poupado e gerado um pouco de economia.

Existem muitos aplicativos que têm como missão melhorar a vida financeira e ajudar o usuário a lidar melhor com as economias pessoais. Se você não conferiu esse post do blog, confira a lista de apps que vão dar uma mãozinha na tarefa de pagar as contas e ainda ficar com o saldo positivo no final do mês.

Guardar dinheiro é um dos primeiros hábitos que devem ser adquiridos quando se procura reorganizar a vida financeira.  Se não tem sobrado nada para guardar, pode ser um bom momento de assumir a missão de mudar essa realidade. Fica a dica!

gastando demais para impressionar

2) Você está gastando demais para impressionar ou acompanhar as pessoas em volta

Um tênis, uma roupa, um perfume. Algumass vezes é uma necessidade, outras vezes é apenas um capricho. 

Muitas pessoas, no anseio de acompanhar ou mesmo impressionar as pessoas ao redor, acabam gastando com coisas que não precisam, pelo menos não naquele momento. Apertar o orçamento para comprar coisas pela motivação errada é um sinal claro de que anda gastando além da conta. Fazer compras pela vontade de impressionar e não pela necessidade em si pode ser uma grande armadilha. É importante que cada pessoa consiga ter a compreensão das suas próprias condições financeiras para não fazer um gasto que será difícil de pagar somente para impressionar alguém ou mesmo por ver os outros fazendo.

Cada qual tem uma situação financeira particular, a realidade de um pode não ser a realidade do outro. (e é muito provável que não seja mesmo!). Portanto, talvez não seja a melhor hora para comprar aquele tênis, relógio ou o último lançamento de celular.

gastando demais despesas

3) As despesas estão excedendo a renda

Parece óbvio. Mas, é realidade para muitas pessoas ter mais despesas que receitas, o que deixa muitos em maus lençóis no fim do mês. 

Ao fazer uma lista de todos os gastos, dos essenciais até os supérfluos, esse valor não deve jamais exceder a renda mensal. Quando isso acontece, o caminho só pode culminar em dívidas. Então vale ligar sinal o alerta para o caso das contas do fim do mês começarem a não fechar. Quanto antes identificar esse problema, tão logo será possível acionar o freio e retomar as rédeas da situação.

Para os profissionais que não possuem renda fixa, cujo faturamento varia de mês a mês, é aconselhável fazer uma média de seus ganhos ou, para se sentir ainda mais seguro, programar os gastos levando em conta a menor receita dos últimos 12 meses. Tendo por base um valor mais baixo, as chances de ter os ganhos excedidos pelas despesas serão menores.

gastando demais cartão de crédito

4) Você está pagando menos que o valor total do cartão de crédito

O cartão de crédito é um grande aliado do mundo moderno. Usar um cartão de crédito com frequência é muito prático, ainda mais com tantas vantagens oferecidas pelos programas de pontos, que nos incentivam a fazer cada vez mais o uso deste meio de pagamento. 

Bem, tudo isso é perfeitamente aceitável sob uma condição: que você possa pagar o saldo total no fim do mês. Caso não consiga pagar a fatura, ou simplesmente faça o pagamento inferior ao integral, o saldo restante começará a acumular juros que mês após mês começarão a crescer exponencialmente,  entrando no crédito rotativo.

O melhor a fazer é sempre procurar pagar o total da fatura. Do contrário, os lançamentos do mês seguinte somados com o que foi deixado de pagar no mês atual se transformam em uma bola de neve de juros. Sair dessa situação requer sacrifício e um super planejamento financeiro (pra não dizer um milagre).

Conclusão – você está gastando demais?

Se temos o hábito de analisar com atenção a nossa rotina de gastos e despesas, observando alguns sinais, será possível chegar a uma conclusão se estamos ou não gastando além da conta. Se sim, quanto antes for identificado, melhor será a busca pela retomada do controle financeiro.

O fim do ano já vem aí. Fica o alerta para não terminar 2020 no vermelho. E hoje, 27, é dia de Black Friday. Ainda dá tempo de conferir o post do blog sobre o assunto: Black Friday: Cuidado com as armadilhas.

Assim sendo, boa sexta-feira para todos, e juízo, hein!

cta acordo dez

 _______________________________________________________________

Na hora de negociar suas dívidas, conte sempre com a equipe Acordo Dez.

Na Acordo Dez temos um time de especialistas em negociação. Nossa plataforma online permite negociações ágeis e sem burocracia. Com apenas alguns cliques você informa seu CPF e as melhores opções de acordo são oferecidas em minutos.

Saia do vermelho e venha para o azul, faça um Acordo Dez.

Por: Jaqueline Rosa • Zeppelin Comunicação • 2020

Deixe uma resposta